sábado, abril 26
BALE - BASEL - BASILEIA
Para fazer uma visita virtual à Basiléia, clique aqui: Slide Show e Virtual Basel.
Aproveitei o feriado de Pascoa para ver a exposiçao 7000 anos de Arte Persa no Museu de Arte Antiga de Bâle. Algumas peças da exposiçao deixaram o Ira pela primeira vez depois de 1979. Realmente valeu a viagem. Impressionante e bem documentada.Ja ha uns dois anos que me informo sobre a civilizaçao persa e acalanto uma ida ao Ira.Agora, entao...fiquei apaixonada! Destaque para as peças em vidro e em ouro. Também vi uma expo sobre o Chocolate, muito divertida.E visitei o principal museu, o de Belas Artes, sem me empolgar.Depois dos 7000 anos de Arte Persa, outra expressiva viagem ao passado me aguardava no Museu Historico. Aqui, vivenciamos Basel passo a passo : celta, romana, medieval e renascentista.Este museu é reconhecido principalmente por abrigar os tesouros da catedral de Basel (nota-se a prosperidade da cidade na época pela riqueza dos crucifixos, calices, pinturas, etc). A peça mais famosa do tesouro da catedral (munster) é a "Dança Macabra" com a morte (um esqueleto) "dançando" com freiras e padres, mercadores, reis, princesas, cavaleiros, prostitutas... muita ironia a cada quadro..compunha um imenso afresco.Enfim, a morte chega para todos. Realmente macabro, mas nao poderia deixar de mencionar...Fora os tesouros da catedral, o museu mostra objetos da vida cotidiana. Assim, podemos nos extasiar com armaduras, armas, utensilios domésticos, entre outros ; além de penetrar nas salas e quartos ( moveis, tapeçarias, roupas, painéis em madeira, etc..) de ricos burgueses dos séculos XV e XVI. Também visitei o Museu de Culturas (rapidamente pois tudo era em alemao) e o Museu de Historia Natural (nao sou muito fa de dinos e bichinhos em geral, mesmo os contemporâneos).
Fora visitar os principais pontos turisticos da cidade (marktplatz, catedral, prefeitura,spalentor, etc) também atravessei o Reno e visitei o
Zoo, que é o mais famoso do pais. Você deve estar se perguntando o que é spalentor.Bâle era era murada e algumas portas de acesso a cidade foram preservadas. Spalentor é a mais famosa.Você pode dar uma olhada visitando o site (Slideshow), Spalentor é mostrada em parte, veja também a prefeitura (Rathaus) na Marktplatz, é o prédio mais conhecido da cidade. Também fui à igreja que aparece na abertura do site acima (so final da torre, mas foi até la que eu fui, mesmo). Vocês podem ver na foto de abertura do site que o espaço é exiguo. Subi mais de 400 degraus, sendo que a ultima metade numa escadaria minuscula, fiquei zonza e tive um pouco de vertigem. Fui acima dos sinos, até o topo, onde a gente vê aquela vista maravilhosa.Esta igreja é mais antiga que a catedral.
Fiquei hospedada no charmoso bairro de St. Alban, mas os bons restaurantes (pequenos) fecharam durante todo o feriado!( A - do - rei !) Acabei jantando num italiano excelente na ultima noite, dica do concierge, depois de me decepcionar com um tailandês regular e elogiadissimo...tsctsctsc. Entre uma atraçao e outra, pausa em uma das confeitarias mais tradicionais da cidade.Tenho que voltar a Bâle, pois nao visitei a vila romana e seu museu, nem a universidade (a primeira da Suiça). Realmente ha muito o que se ver nesta cidade de apenas duzentos mil habitantes, na fronteira com a Alemanha e a França. Alias, o que nao merece ser visto na Europa? ;-)
posted by Lylla sábado, abril 26, 2003
|
My swiss life!
Quelques citations et proverbes.
Photos and much more! Stay with us! ;- )
Past
current
|